Páginas

domingo, 11 de março de 2012

A importância da auto estima

A forma como nos sentimos connosco próprios pode influenciar fortemente a forma como vivemos as nossas vidas, por isso é importante termos uma boa auto estima para termos uma vida mais interessante, com mais amizade e amor.

As pessoas que têm uma elevada auto estima conseguem mais facilmente atingir os objectivos na vida, porque não têm qualquer problema em aceitar as opiniões negativas dos outros e assim obrigarem-se a melhorar para atingirem o sucesso que desejam.

COMO MELHORAR A AUTO ESTIMA


Se deseja melhorar a sua auto estima, aqui ficam alguns passos para iniciar esse caminho.
  • Pare de ter pensamentos negativos acerca de si. Comece a pensar nas suas qualidades e nos aspectos positivos que ultrapassam as partes negativas. Quando der por si a pensar negativamente, substitua esse pensamento por algo positivo sobre si. Todas as noites, enumere algumas das coisas em que é bastante bom. Isto irá reforçar a sua imagem perante si mesmo e, consequentemente, a sua auto estima.
  • Não tente atingir a perfeição e foque-se antes em atingir objectivos. Há quem fique paralisado na busca da perfeição e não faça nada na vida. Não deixe que isto lhe aconteça. Em vez de pensar se é a altura certa para fazer qualquer coisa, garanta as condições mínimas e meta mão à obra.
  • Encare os erros como oportunidades para aprender. Aceite os seus erros como normais, porque toda a gente os comete. Errar faz parte da aprendizagem e do crescimento pessoal.
  • Experimente novas actividades e novas abordagens para enfrentar os problemas. Tenha orgulho nas coisas novas que aprende.
  • Conheça os seus limites, aquilo que consegue mudar e aquilo que não consegue mudar e que tem de aceitar. Se estiver infeliz sobre alguma característica sua, como o peso, mude-a para melhorar. Se é sobre alguma coisa que não pode mudar, como a altura, aceite que é assim e mude a forma como olha para si mesmo.
  • Faça exercício. Esta actividade sozinha fará com que se sinta melhor consigo mesmo.

236392 como melhorar a auto estima dicas Como Melhorar a Auto estima Dicas

Nunca é tarde para começar a melhorar e desenvolver uma auto estima positiva. Se precisar de ajuda profissional, não tenha problemas em admitir e aceitar o conselho desses especialistas, que o ajudarão a gostar de si mesmo e perceber que é uma pessoa única e especial.

Actividades para aumentar a auto estima

Se tem baixa auto estima e quer fazer alguma coisa para melhorar, conheça algumas actividades que o vão fazer sentir-se melhor consigo mesmo e ajudar na conquista da auto estima a longo prazo.
Comece por fazer aquelas que são mais confortáveis e depois avance para as actividades que lhe parecem mais difíceis, sendo que o importante é não desistir da longa caminhada para uma vida mais feliz, a que tem direito.


FAZER LISTAS POSITIVAS PARA AUMENTAR A AUTO ESTIMA

Fazer listas é uma forma simples e rápida de relembrar conceitos que necessita para uma determinada situação. Normalmente fazemos listas para tudo, compras no supermercado, objectos para levar de férias, etc. faça também listas das coisas boas em si.
  • Faça uma lista dos seus pontos fortes, como por exemplo, a persistência, humor, capacidade de trabalho, criatividade.
  • Faça uma lista dos grandes objectivos já atingidos na sua vida. Acabar a faculdade, comprar uma casa, ter aprendido inglês.
  • Faça uma lista de coisas que o fazem rir, como algumas piadas ou acontecimentos do passado.
  • Faça uma lista de frases de auto ajuda, que se identifique e lhe dêem força para o resto do dia.
  • Faça uma lista de coisas que admira em si mesmo, por exemplo a forma como educou os seus filhos ou ensinou alguns colegas no emprego.

COMO TER UMA IMAGEM POSITIVA

Com uma folha de papel e um relógio, faça o seguinte exercício durante dez minutos.
Escreva o seu nome no topo da folha e escreva todas as coisas positivas que se lembrar acerca de si, incluído as capacidades especiais e os objectivos que alcançou. Não precisa de ter nenhuma estrutura especial, apenas escreva tudo o que se lembrar que o faça ter orgulho e sentir feliz consigo mesmo.
Não escreva nada negativo, nem use palavras negativas (como “não” e “nunca”). Escreva absolutamente tudo o que lhe vier à cabeça, já que este papel não será para mostrar a ninguém.
Quando acabar o tempo, releia o que escreveu e veja o sentimento que provoca em si. Poderá ficar triste porque estará com uma forma de olhar para si completamente diferente da normal. É um olhar positivo que lhe aumentará a auto estima.
Guarde este papel consigo e olhe para ele durante várias vezes ao dia, para se lembrar como você é especial, até que esses pensamentos passem a fazer parte do seu estado natural. Sempre que puder, leia-o em voz alta para escutar essas palavras que o encherão de orgulho.

AFIRMAÇÕES POSITIVAS

Sempre que possível deverá construir afirmações positivas acerca de si mesmo. Essas afirmações devem descrever os sentimentos com que gostaria de estar em todas as alturas e não o sentimento que tem no momento em que está a escrever.
Alguns exemplos de afirmações positivas para aumentar a auto estima, incluem:
  • “Sinto-me bem comigo mesmo”
  • “Passo o tempo com pessoas que gostam de mim”
  • “Eu tomo bem conta de mim”
  • “Muitas pessoas gostam de mim”
  • “Sou uma pessoa positiva”
Ande também com esta lista no seu bolso, para poder reler sempre que se sentir um pouco em baixo ou tenha tempo livre para si. Deve também ler em voz alta estas frases de auto motivação para o sentimento ser mais profundo. Pode partilhar com amigos ou familiares mais próximos, se eles estiverem envolvidos no processo de o ajudar a melhorar a auto estima. Ao longo do tempo vai gradualmente sentindo-se melhor e mais confiante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário