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terça-feira, 15 de maio de 2012

Quem ama educa - Tecnologia de Bolsa

São palavras de Elainy Lopes - Tecnologia de bolsa. Trocar experiências é sempre bom!


Oi Meninas,

Quem já é mamãe por aqui???
Pois é, o assunto de hoje é uma dica bem bacana para auxiliar na educação dos nossos pequenos.
Como muitas de vocês sabem, eu tenho uma filha de 7 anos. Ela é muito doce, carinhosa, bem calma e educada, porém, nesta idade está complicado colocar a organização dentro da cabecinha dela. É bagunça para todo lado: é roupa para um lado, sapato para outro, toalha na cama, os brinquedos então, nem se fala, cada cômodo tem um. E isso não é só em casa, na escola é ainda pior. Sem contar que por lá ela perde tênis, casacos, roupas e por aí vai.
Outro problema sério que tenho com ela é o descuido: só este ano, em 3 meses de aula, já foram 3 mochilas. A última ela conseguiu estragar em 3 dias de uso. Pode?
Já havia tentado de tudo: deixei de castigo por inúmeras vezes e até tomava um brinquedo a cada “má-criação” dela. Isso funcionou apenas por um tempo.
Foi então que em uma conversa com a psicóloga da minha filha, a Cris, me sugeriu um método que está dando muito certo: Um programa de regras e recompensas. De início não concordei, sou da época em que filhos não precisam ser recompensados para cumprir suas obrigações. Eles devem fazer e ponto. Mas ela me convenceu. Fiz algumas adaptações ao método e além de conseguir disciplinar e fazê-la cumprir as regras consigo trabalhar a matemática e a educação financeira.
O método funciona da seguinte maneira:
  • Elaborei uma planilha com horários e o que ela deveria cumprir em cada horário:
  • Existem duas regras que ela deve estar sempre atenta, ambas com relação à desorganização e descuido com seus pertences;
  • Para cada regra cumprida ela ganha R$1,00 (em dinheiro de brinquedo, desses que a gente compra em lojinhas de R$1,99 sabe?);
  • Para cada regra descumprindo, incluindo, principalmente, as duas regras gerais, ela perde R$2,00;
  • A cada dia eu faço o papel de policial: verifico tudo o que foi cumprido e o que na foi e distribuo o dinheiro faturado. Se houver algum desconto, entrego o valor líquido e faço com ela mesma me entregue o valor descontado. Ou seja, se em um dia ela tinha o total a receber de R$14,00 e averigüei que deveria haver um desconto de R$4,00. Eu entrego a ela os R$14,00 e peço que ela mesma conte e me entregue o valor descontado. Assim ensino a ela como lidar com o dinheiro e faço-a enxergar o quanto ela pode perder.
  • Agora vem a melhor parte: Comprei alguns “brinquedos” baratinhos, desses vendidos em lojinhas de R$1,99 também, e coloquei preços neles, claro que os preços não são reais, foram baseados no valor que ela receberia durante a semana. Sendo assim, os brinquedos variavam de R$10 a R$100. A cada domingo, quando se encerram as atividades da semana, ela pega o dinheirinho que recebeu, soma e vê o que pode comprar naquele momento.
  • A cada fim de mês também há recompensa: Se ela fechar o mês sem descontos, ou seja, se ela fizer tudo direitinho, ela poderá escolher um lugar para ganhar um passeio.
Já estamos na terceira semana e houve uma grande evolução no comportamento da minha filha.
Comentei com a professora dela sobre este método e ela ADOROU a idéia, tanto, que irá aplicar na escola também.
Claro que cada idade, cada criança tem uma necessidade diferente e o bom é que este método é totalmente maleável. Por exemplo, uma criança que não sabe ler ainda você pode trabalhar o desenho. E as recompensas podem ser adesivos, desenhos p/ colorir e também os passeios. Para crianças maiores você pode trabalhar a “mesada”, dinheiro real aplicado como recompensa pelas tarefas cumpridas.
Sigam a essência do método, usem a criatividade para trabalhá-lo com seu filho.
Bom amores, é isso!!!
Quem precisar de qualquer ajuda, não sou psicóloga nem pedagoga formada mas sou MÃE e experiência de mãe não tem igual né?!
Qualquer coisa é só deixar um comentário aqui embaixo ou enviar um email:
blog@tecnologiadebolsa.com.br

Até mais pessoal!!!




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