Páginas

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O que seu cabelo diz sobre você?

Decidida a mudar o visual e deixar no passado o look batido - que, se bobear, te acompanha desde os 12 anos de idade - você toma coragem para cortar as madeixas. Com frio na barriga, mas toda contente com a ousadia, você é taxativa: “Pode passar a tesoura”. Seu pedido é uma ordem, no entanto, o resultado… Nada mais frustrante do que planejar um corte e sair do salão de beleza parecendo uma bruxa ao invés de princesa, não é mesmo? A fim de evitar traumas e garantir o look perfeito, o visagismo, baseado em conceitos de harmonia e estética, promete um visual único.
Derivado do francês visage (rosto), o visagismo é a arte de criar uma imagem pessoal que revele as qualidades de uma pessoa, ao mesmo tempo em que ameniza seus traços negativos. “Vemos o rosto e o cabelo como a identidade de cada um. Portanto, muito além da estética, pensamos no que melhor se enquadra a você, ao seu estilo de vida e à imagem que você quer passar na hora de escolher um corte, por exemplo”, explica o artista plástico inglês Philip Hallawell, autor de “Visagismo: harmonia e estética”, Editora Senac São Paulo.

Além dos traços da sua personalidade, aspectos como o formato do rosto, feições, cor da pele e dos olhos são essenciais na lista de itens a serem levados em consideração antes de escolher o corte, a coloração ou a maquiagem.
O que você quer ser?
“O corte de cabelo pode te deixar como você quiser - mais ou menos romântica, alegre, dinâmica, séria ou sensual”, afirma Philip Hallawell. Escolha, então, o seu ‘estilo 2011′ e veja como colocá-lo em prática. Mãos à obra!
Cabelos com linhas retas horizontais ou verticais: as horizontais transmitem estabilidade, enquanto as verticais passam a idéia de estrutura, força, controle. O reto curto é ideal, por exemplo, para advogadas e executivas que querem entrar no ano de 2011 transmitindo seriedade e poder.

Ultimamente não se faz mais fio reto, reto. Tende-se a algo mais desestruturado, com movimento. Mas, se o cabelo é pesado, bem tratado ou se a pessoa quiser expressar o que a reta transmite, então ela pode optar por esse fio.

Cabelos com linhas inclinadas (desfiados ou repicados): agitam nossa energia, porque passam dinamismo. “Uma pessoa muito animada pode ficar ainda mais e acabar perdendo a capacidade de focar. Já quem estiver tristinha pode apostar nesse tipo de cabelo, porque ele ajuda a energizar”, aconselha Philip. No entanto, o ideal é que as linhas fiquem inclinadas para fora. Quando voltadas para dentro, mesclam a sensação de dinamismo com introspecção, evidenciando um desequilíbrio.
Cabelos com linhas curvas largas: as madeixas à la Gisele Bündchen transmitem amplitude, sensualidade, emotividade e romantismo.

Cabelos com linhas curvas fechadas: passam uma imagem conturbada. “O emaranhado de cachos pode gerar aflição”, alerta Philip. “Mas também podem dar um ar lúdico ao rosto, conferindo também movimento e suavidade”, acrescenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário