Páginas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Maquiagem infantil: SOU CONTRA!!!

Por incrível que pareça essa foto não saiu de um filme de terror, mas de um concurso de beleza infantil. Prática muito comum nos Estados Unidos.

Observe a complexidade da maquiagem produzida na menina. Tem até cílios postiços.

As mães que levam as filhas para estes concursos são tão obcecadas que, se a menina está em fase de troca de dentes, providenciam logo, dentes postiços. Daí esse sorriso medonho!!!

Toda criança é naturalmente linda: tem a pele uniforme e lisinha, grandes olhos brilhantes, cílios longos, lábios rosados e cheios de vitalidade. Não tem a menor necessidade de se recorrer aos truques de maquiagem.

Uma boa parte do aprendizado infantil se dá por imitação. Portanto, é super natural a menina se espelhar na mãe e repetindo seu comportamento, se interesse por maquiagem, use seus batons e sombras, calce seus saltos altos, coloque seus brincos e colares. Sempre de forma lúdica e sem nenhuma preocupação com sua imagem pessoal.

É fundamental que a mãe esteja atenta e acompanhe essa fase, sem proibir nem estimular o uso de maquiagem. Desde que seja apenas uma brincadeira dentro de casa, de vez em quando, não tem tantas consequências. Lembrando sempre de limpar o rosto da criança quando a brincadeira terminar.

Além de queimar etapas na infância e estimular o desenvolvimento precoce da sexualidade, o uso de maquiagem pode provocar reações alérgicas, pois a pele da criança é mais fina e sensível que a de um adulto.

A criança não tem conhecimento nem destreza para manipular os produtos de maquiagem. Podendo se machucar ou contaminar os mesmos ao utilizá-los, causando irritação nos olhos, boca e pele.

A criança não tem a preocupação de limpar a pele depois de utilizada a maquiagem, ficando muito tempo com o produto, o que também pode causar reações alérgicas.

Os produtos por sua vez podem ter igredientes irritativos na fórmula.

Produtos mais úmidos como bases, sombras cremosas, batons, delineadores líquidos e máscaras de cílios são mais perecíveis e ótimos veículos de germes e fungos.

Eu sou contra dar maquiagens de brinquedo, pois estas não têm a composição do produto na embalagem nem selo da ANVISA.

Se maquiagem infantil fosse bacana, as grandes marcas já teriam investido numa linha de produtos para criança.


Um comentário:

  1. Eu tb sou muito contra isso...as criancas ficam desfiguradas.

    ResponderExcluir