Páginas

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Para um batom perfeito.



Minhas amigas sempre me perguntam por que o batom que passo em mim fica bonito e dura o muito tempo, independente da marca.
A resposta é sempre a mesma: acho que é a maneira como passo o batom.

Primeiro Passo: Hidratação.

Á mucosa labial é super sensível, portanto, é importante deixar os lábios sempre hidratados. Para isso você pode utilizar produtos próprios como protetores labiais, bálsamos e cremes. Fazer uso constante de batons hidratantes também ajuda.
Se os lábios estiverem muito ressecados, utilize um exfoliante próprio e depois hidrate.
O seu hidratante labial poderá conter princípios ativos que ajudam na prevenção ao envelhecimento precoce, retardando o aparecimento de sulcos labiais que fazem o batom migrar para fora da boca.


Segundo Passo: Preparação dos lábios.
Aplique a cobertura utilizada na pele (base ou pó) em cima dos lábios, para ter maior fixação do batom e para esconder o desenho natural da boca.


Terceiro Passo: Corrigindo o desenho dos lábios.
Se for necessário fazer uma correção de lábios, utilize um lápis de boca para fazer novo contorno. A cor do lápis de boca deve ser da cor exata do batom ou cor de boca.
Comece o desenho pelo lábio inferior, a partir do centro e depois, dos cantos para o centro. Faça o biquinho do lábio superior e depois trace o desenho do canto até o biquinho. Esfume o traço com contonete ou pincel, para dentro dos lábios.

Descubra seu formato de boca e como corrigi-lo:

- Boca porporcional: é aquela cujos cantos estão alinhados numa linha vertical que desce do canto interno da íris (parte colorida dos olhos) até os lábios. Sua espessura mede, aproximadamente, 2/5 de sua largura, sendo 1/5 cada lábio, medindo-os em sua parte mais espessa. Os cantos dos lábios e o centro da boca estão alinhados numa linha horizontal.

- Boca fina: É aquela cuja espessura mede menos que 2/5 de sua largura. Contorne os lábios por fora do contorno natural aumentando, sutilmente, as linhas e preencha com batom.



- Boca caída: Os cantos da boca são caídos. Faça um novo contorno diminuindo os cantos externos, arredondando os lábios e preencha com batom do mesmo tom.


- Boca larga: Os cantos estão para fora da linha imaginária que desce da íris. Redesenhe o contorno diminuindo as laterais, sem marcar os cantos. Depois, preencha a área delimitada com o batom.


- Lábios grossos: Tem a espessura maior que 2/5 da largura. É uma boca muito sensual, desde que a proporção não seja gritante. Se for necessário fazer a correção, faça o desenho por dentro do contorno original, e depois preencha com batom.


- Boca sem formato: Não tem o formato do biquinho. Também é uma boca sensual. Faça o contorno começand0 pelo lábio inferior, dos cantos para o centro e depois o lábio superior, iniciando pelo biquinho que, neste caso, deve ser bem desenhado, de forma equilibrada.



- Boca com lábios desiguais (um mais fino ou mais grosso que o outro): Quando somente um dos lábios é mais grosso ou mais fino, a solução é equilibrar as linhas: aumentando o lábio fino ou diminuindo o lábio grosso.



- Boca curta: Os cantos estão para dentro da linha vertical imaginária. Faça o contorno até os cantos dos lábios, preencha, inclusive os cantos, com batom.


- Boca formato coração: geralmente, é curta e tem o centro mais espesso que 2/5 de sua largura. Desenho o biquinho do lábio superior e o centro do lábio inferior na linha certa. Faça o contorno do do lábio superior por fora do contorno, a partir do canto até o biquinho. Se necessário, faça o mesmo no lábio inferior.



Último Passo: Aplicando o batom:
Depois de feita a correção dos lábios, preencha-os com o batom escolhido. Você poderá aplicar o batom com:
- Pincel próprio, deixando a cor homogênea e duradoura. Para isso raspe a bala do batom com a lateral metálica do pincel, deposite um pouco de massa no dorso da mão. Derreta o batom com o pincel e vá aplicando generosamente por todo lábio.
- Com a própria bala do batom. Deslize a bala suavemente por todo o lábio em movimentos de vai e vem, várias vezes.
- Com a ponta do dedo anelar, deixando a boca bem suave e natural. Passe o dedo na bala do batom, absorvendo um pouco de massa, aplique nos lábios dando pequenas batidinhas.
Algumas dicas:
- Batom cor de boca não interfere no seu tamanho ou formato, nem na cor dos dentes;
- Batom claro e cintilante aumenta os lábios. Batom escuro e opaco, diminui os lábios;
- Brilho labial e gloss dão volume aos lábios;
- Boca bege pálida não altera a cor do batom. Boca pigmentada (roxa, marrom, vermelha) deixa a cor do batom mais clara;
- Batom marrom, cobre e dourado são muito chiques, porém envelhecem e deixam a aparência dura e os dentes amarelados;
- Batons rosa, laranja e coral, rejuvenescem;
- Todas podem usar batom vermelho, desde que observada cor da pele. É super chique e sensual, realça o sorriso e deixa os dentes brancos;
- Para uma boca mais cheia e sexy, aplique com pincel de blush um pouco de pó iluminador Irisdicent Powder da Mac. Dê umas duas pinceladas sobre os lábios e depois aplique o batom;
- Para uma boa distribuição do batom, depois de aplicá-lo aperte os lábios um no outro, sem esfregá-los;
- Para dar um efeito mais cintilante ao batom aplique brilho labial ou gloss. Eu prefiro utilizar batons de efeito, são claros e cintilantes, ou pó iluminador para dar brilho. Pode-se aplicar somente no centro, projetando a boca para frente, ou em todo lábio;
- Para que os dentes não se sujem de batom, após sua aplicação, coloque um papel absorvente entre os lábios e dê um "beijo de sapo", não encostando a parte externa dos lábios no papel;
- Para deixar o batom opaco e aumentar sua duração, aplique com pincel de pó, pó facial ou compacto.
Se você gostou deste post, deixe um comentário.

Fotos: Reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário