Páginas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Torta camponesa de maçã para as tardes de primavera

Meninas, é seguinte: todas nós sabemos que podemos fazer um homem se apaixonar por nós através do estômago. Por isso, trouxe uma uma torta de maçã, para vocês praticarem seu dotes culinários. 

Dai vocês estão se perguntando, uma torta de maçã? Neste blog??? A Samara pirou!!!

Não pirei minha gente... além de vocês arrumarem uns noivos, vão passar por um momento de prazer sem igual, pois essa torta é uma delícia! E felicidade é o melhor cosmético que existe!





A maçã Gravenstein, com seu sabor que mistura doçura, acidez e suculência, é o cartão-postal do Condado de Sonoma, na Califórnia (EUA), cuja colheita acontece sempre no mês de agosto. O nome dela batiza a estrada local, escolas, shopping center e um festival. Apesar da fama, as macieiras que começaram a ser cultivadas no século XIX por imigrantes russos estão sendo ameaçadas pelos plantios de uvas viníferas que movimentam 390 milhões de dólares, por ano. A variedade da tradicional maçã perde a competição de longe, com 1,7 milhão de dólares anuais. Segundo dados da comissão de agricultura do condado, a terra usada para o plantio da Gravenstein caiu de 338 hectares, em 2009, para 308 hectares atuais. Em contrapartida, as uvas são cultivadas em mais de 22 mil hectares. Porém, os produtores não ficaram calados e lançaram o movimento “Salvem as Gravenstein”, cujo slogan está impresso em adesivos e faixas espalhadas pelo condado.


No entanto, toda peculiaridade desta maçã pode ser também sua maior inimiga. Seu sabor está ligado aoamadurecimento precoce (antes da maioria das outras variedades) e ela não pode ser armazenada por muito tempo porque se deteriora facilmente. Por isso, é chamada de fruta efêmera e ficou reservada a um nicho de consumidores. Em homenagem as Gravenstein, o Picadinho sugere uma torta de maçã bem camponesa. Para suprir a falta da variedade americana, a receita foi feita com a nacional Fuji, uma das mais populares no país. A torta é ideal para ser servida quentinha no meio da tarde, acompanhada de uma xícara de chá, ou para os dias que sua casa requer o aconchego de um lar.

Torta camponesa de maçã (10 fatias)

Massa

2  1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
2 colheres (chá) de fermento em pó
2 colheres (sopa) cheias de manteiga
2 ovos

Recheio
5 maçãs de tamanho médio
1 colher (sopa) de açúcar
suco de 1 limão
canela em pó
noz-moscada
açúcar de confeiteiro

Como fazer
O primeiro passo é fazer o recheio: descasque as maçãs, corte em fatias bem finas, coloque-as numa vasilha e tempere com limão, açúcar, canela em pó e noz-moscada a gosto. Reserve. Enquanto isso faça a massa: junte os ovos, o açúcar, a manteiga e bata na batedeira. A seguir coloque a farinha, o fermento e amasse com as mãos. Divida a massa em duas partes iguais e forme uma bola com cada uma delas. Abra a massa da seguinte forma: coloque uma bola bem no centro de um saco plástico grande. Passe o rolo sobre o plástico e tente abrir o mais fino que puder. Rasgue a lateral do plástico e transfira a massa com cuidado para uma forma de aro removível untada com manteiga e farinha. Não se assuste se ela ficar quebradiça. Una os pedaços dela na forma e vá apertando com as mãos. Acrescente o recheio e coloque a outra parte da massa que deve ser aberta da mesma forma. Leve para assar em forno pré-aquecido, a 180ºC, por 40 minutos ou até que esteja assada. A torta é rústica e por isso não espere por uma superfície lisinha. Deixe esfriar, desenforme e polvilhe com açúcar de confeiteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário