Páginas

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Unhas quebradiças

Qual mulher nunca reclamou de unhas quebradas, com manchas ou frágeis?


A dermatologista Luciana Conrado, deu dicas de como tratar e evitar doenças nas unhas para que elas fiquem sempre bonitas e saudáveis.As unhas são compostas de células de queratina. A médica as compara com uma malha de tricô, já que são bem entrelaçadas. Se em algum momento "pula-se um ponto", naquele lugar elas podem ficar frágeis e quebradiças.

A saúde das unhas está muito ligada à alimentação da pessoa: uma dieta rica em proteína, nutrientes, oligoelementos é muito importante para mantê-las em ordem.As manchas brancas, aquelas pintinhas que nossas avós diziam ser marcas das mentiras que contamos, são sinais de problemas com as unhas.As manchas podem ser um sinal de quadro alérgico a alguns produtos, como esmaltes, detergentes ou sabões.Também existem doenças relacionadas a isso. É o caso da psoríase, da alopécia ariata, de micoses, de infecções por fungos ou até de doenças internas, como a anemia.Infecções por fungos, micoses e dermatites podem causar escamações, manchas brancas e unhas quebradiças.

Dicas de dermatologista:- É bom observar os hábitos da pessoa. Se ela lava louça sem luvas, é provável que suas unhas enfraqueçam ou tenham manchas. Seria interessante que ela mudasse esse hábito por um mês e observasse se as unhas melhoram. Caso isso não aconteça, o ideal é procurar um dermatologista para saber se existe relação com alguma doença.- Use um esmalte adequado (aquele que não tenha ingredientes corrosivos ou que não cause alergia na pessoa). Produtos como o tolueno e o formaldeído são compostos químicos que estão na composição do esmalte e algumas pessoas podem ser alérgicas.- Existe uma crendice popular de que é bom deixar as unhas sem esmalte de vez em quando para que elas possam se fortalecer. A médica diz que isso não é verdade. O esmalte até protege a unha, funcionando como uma espécie de selador, uma camada protetora.- Outra crendice popular é que esmaltes em tons marrons ou vermelhos fortalecem as unhas. Também não é verdade. Luciana Conrado destaca que, com esmaltes coloridos, as mulheres tomam mais cuidados para não estragar e talvez, por isso, exista esta sensação de que a cor ajuda a fortalecer as unhas.- Existem várias razões para que as unhas encravem: sapatos apertados, cortes malfeitos, postura errada, algum trauma ou o próprio formato dela. Quando a unha está com micose, ela ainda encrava com mais facilidade. Cuide bem delas!

Curiosidades:As unhas crescem, em média, 3 milímetros por mês, mas isso pode variar bastante. As unhas das mãos crescem mais rápido do que as dos pés.Normalmente, as unhas dos homens crescem mais rápido do que as das mulheres (exceto na gravidez, quando as unhas crescem mais).A lâmina das unhas da mão demoram quatro meses para crescer. Já as unhas dos pés, de seis a oito meses.A lâmina (a parte da unha que a gente vê) é composta de células mortas. Por isso, não dói cortá-la.Muitas vezes, quando a unha está crescendo, ela começa a sofrer um processo de mudanças na forma.Um dos tratamentos que se faz é o que os médicos e podólogos chamam de leito unguial, ou seja, tentar mudar o caminho no qual a unha vai seguir o crescimento.Luciana salienta ainda que podemos cortar e lixar as unhas sem problema algum. Entretanto, não devemos retirar as cutículas, pois elas servem de proteção contra doenças.

Fonte: http://puradiversao.loveblog.com.br

Um comentário:

  1. Ótima dica, pois minhas unhas quebram com frequência e não sei mas o que faço...

    ResponderExcluir