Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Seu cabelo tem jeito (acredite!)


Escova temporária ou selagem térmica? Antes de se candidatar a qualquer um desses tratamentos, aprenda para que serve cada um.


Os incríveis domadores de volume

Se você está satisfeita com o formato dos fios (lisos, ondulados ou crespos), mas sofre com o excesso de volume e rebeldia, pode optar pela escova progressiva ou pela selagem térmica. Ambas agem de forma inusitada: enquanto o formol ou a amônia amolecem a queratina na superfície do cabelo, deixando-o mais maleável, os ativos hidratantes e a queratina hidrolisada encapam o fio com uma película pesada, diminuindo o volume. O efeito dura de um a três meses, dependendo da freqüência das lavagens, já que o xampu e a água desfazem, aos poucos, a película

Escova progressiva
Ao contrário do que muita gente imagina, essa técnica, também chamada de escova temporária, não deixa os fios escorridos como a definitiva. "Ela controla o volume, alisa sutilmente, garante uma textura sedosa e um aspecto reluzente", diz o hairstylist Roberto Silva, do salão Absolute, em São Paulo. O xampu de limpeza profunda dá início ao tratamento. Depois, vem o produto, composto de formol, queratina hidrolisada e substâncias hidrantantes, aplicado a 1 cm do couro cabeludo. Em seguida, é hora de fazer uma escova. A chapinha especial feita de cerâmica finaliza a operação. É preciso ficar três dias sem lavar a cabelo nem usar elástico. Atenção: antes de experimentar essa técnica, pergunte a seu cabeleireiro qual a concentração de formol presente no produto usado por ele. Doses baixas - de 2% ou um pouco mais que isso - não costumam ser prejudiciais. No entanto, as mais altas podem causar alergias, vermelhidão na pele e irritação nos olhos.

O tratamento demora de uma a duas horas e custa de 200 a 400 reais, dependendo do comprimento dos fios. 

Selagem térmica

A selagem surgiu como alternativa à escova progressiva para prevenir o risco de alergia e intoxicação causados pelo formol (em mulheres sensíveis ou alérgicas). O produto usado na selagem térmica é bem menos agressivo: contém amônia (em torno de 2%), queratina hidrolisada, proteínas e substâncias hidratantes e o efeito é bastante semelhante: diminui o volume dos fios, melhora a textura e dá brilho. No entanto, não chega a alisar - nem um pouquinho -, porque a amônia não tem o mesmo poder do formol para amolecer a queratina. A técnica de aplicação é bem parecida. Começa com um xampu de limpeza profunda, seguido pela formulação. Você fica de 15 a 30 minutos sob o calor do secador (quanto mais grosso o cabelo, mais tempo precisa ficar) e, então, faz uma escova caprichada e aplica chapinha de porcelana, mecha por mecha. "Nos três dias seguintes, recomenda-se não lavar a cabeça nem usar elástico de cabelo", diz a cabeleireira Rita Salustiano, do salão MG Hair Design, em São Paulo.

A selagem térmica leva de uma a duas horas e custa de 300 a 400 reais, dependendo do comprimento dos fios. 

Defrizz francês ou antidefrisante

Trata-se de uma versão mais light do tradicional alisamento, que alisa o cabelo com pequenas quantidades de hidróxido de sódio, nome científico da soda cáustica. Funciona assim: o produto é aplicado nos fios secos e age por um período que varia de 15 a 30 minutos (dependendo da espessura dos fios). Em seguida, um cosmético neutraliza a ação da soda cáustica. Para reverter o ressecamento, os fios passam por uma hidratação caprichada, com produtos à base de queratina, ceramidas, manteiga de karité, óleo de abacate etc. O grau de alisamento depende do número de sessões feitas. "Quem tem fios crespos, por exemplo, pode transformá-los em ondulados com uma única aplicação ou em lisos, com duas ou três aplicações mantendo intervalos mensais", diz Lucenir Oliveira, do Innovare Cabelo e Estética, no Rio de Janeiro.

A sessão dura 90 minutos e custa de 150 a 200 reais. O retoque de raiz deve ser feito a cada quatro ou cinco meses, em média. 

Defrisagem orgânica

Este novo alisamento é menos agressivo que a técnica anterior, feita com soda cáustica. E tem ação mais rápida: uma única sessão costuma ser suficiente para alisar até fios crespos. O segredo está na substância natural e altamente eficaz que substitui a soda: hidróxido de cálcio com proteínas animais e vegetais e ormadry, ativo biológico à base de algas de efeito calmante e cicatrizante. "O hidróxido de cálcio modifica a estrutura interna dos fios e alisa, as proteínas evitam o ressecamento e o ormadry preserva a saúde do couro cabeludo", diz Lucenir Oliveira. O produto age por meia hora e depois é neutralizado. Na seqüência, aplica-se um hidratante à base de queratina. Para potencializar o efeito, 30 minutos sob o calor do secador. Por fim, o profissional massageia os fios e faz uma escova.

A sessão dura duas hora e meia e custa de 250 a 350 reais. O retoque deve ser feito a cada quatro ou cinco meses, em média. 

Brilho eterno de um cabelo hidratado

Você já trocou de xampu, de creme de tratamento e até de cabeleireiro, mas seu cabelo continua ressecado, quebradiço e sem vida? Provavelmente, ele está fragilizado demais por causa de sol, vento, água do mar, coloração, reflexo, alisamento, chapinha e babyliss, ou seja, não consegue mais reagir aos cosméticos de uso caseiro. Resultado: carência de queratina e de outras proteínas, como as ceramidas que compõem o fio. Aqui, três ótimas opções para uma terapia intensiva

Queratinização e nanoqueratinização
Os dois tratamentos têm como princípio básico a reposição de queratina, sua falta deixa os fios quebradiços e ressecados. "A queratina é o principal componente do cabelo; mantém a hidratação e dá brilhos aos fios", explica o dermatologia Valcinir Bedin. Se as duas técnicas fazem a mesma coisa, qual é a diferença entre elas? A queratinização funciona apenas para fios muito danificados. É que as moléculas de queratina do creme usado no tratamento ­ ele é aplicado diretamente sobre o cabelo, já com as cutículas abertas pelo xampu de limpeza profunda - só conseguem penetrar em fissuras grandes, mesmo usando o calor do secador para potencializar o efeito. A nanoqueratinização, em contrapartida, pode ser usada até para recuperar cabelos pouco ressecados ou quebradiços. O cosmético é colocado em uma moderna máquina conectada a uma escova retangular, que converte a queratina em uma nuvem de vapor. "A proteína é liberada por orifícios da escova, à medida que o profissional penteia o cabelo da cliente", explica o cabeleireiro Robson Trindade, do Red Door Salon and Spa, em São Paulo. A finalização é feita com uma espécie de chapinha de cerâmica, que passada algumas vezes, mecha por mecha, fecha as cutículas e garante o efeito por mais tempo.

Para resultados satisfatórios, recomenda-se fazer: Nanoqueratinização - uma seção por semana, de acordo com o cabelo. Cada aplicação leva cerca de 35 minutos e custa 100 reais, em média. Queratinização ­ duas sessões, uma a cada dez dias. Cada aplicação leva 25 minutos e custa 140 reais.

Cauterização
De todos os tratamentos disponíveis, a cauterização (também conhecida como plástica de fios ou cauterização quente) é a que mais se aplica a quem deseja não só tratar, mas prevenir danos nos fios. O objetivo é fixar as ceramidas - o "cimento" do nosso cabelo -, mantendo as cutículas fechadas e os fios íntegros e protegidos. Sessões regulares da cauterização são capazes de fortalecer cada vez mais a cabeleira. O procedimento é um dos mais simples: a lavagem com um xampu de limpeza profunda abre as cutículas do cabelo. Depois, é aplicada uma máscara reconstrutora à base de ceramidas. Para aumentar a absorção, a cabeça é massageada por alguns minutos. Só então, o calor de uma chapinha especial (feita de porcelana, cerâmica ou ferro revestido com teflon) ajuda a fixar as ceramidas e fecha as cutículas, deixando o cabelo hidratado, macio e protegido contra agressões (tintura, descoloração, exposição solar, contato freqüente com água do mar ou piscina, uso excessivo de secador). Mas, atenção: apesar da aparente simplicidade da operação, nem pense em fazer uma cauterização caseira usando cosméticos não profissionais e chapinha comum, de metal. "Esse material, em contato com o cabelo, e sem a supervisão de um profissional, pode queimar e até mesmo derreter os fios", alerta o cabeleireiro Toni Alves, do salão Lay Out, em São Paulo.

A sessão dura cerca de meia hora e custa de 150 a 300 reais. Duas ou três aplicações com intervalos mensais costumam resolver. 

Um comentário:

  1. Acho que eu preciso de todos pra domar os meus fios rebeldes...Adorei a matéria.

    ResponderExcluir