Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Combinação de cores na maquiagem


Recebo muitas dúvidas a respeito de como combinar cores na maquiagem. Na verdade, combinar as cores nem sempre é fácil, porém há algumas regrinhas básicas que podemos usar para não errar:

Primeiro Passo: Entendendo a Roda das Cores


Para se fazer um bom uso das rodas das cores, é preciso conhecer as cores monocromáticas, análogas e complementares.


Monocromáticas: É a variação de uma mesma cor decorrente da sua mistura com branco (matiz), cinza ou preto (tom) formando um degradê de cores.

Análogas: São as cores vizinhas na roda das cores, quem mantém um pigmento em comum. Ex: laranja e amarelo alaranjado.

Complementares: São as cores opostas na roda das cores e que se neutralizam pois uma é quente e a outra fria. Ex.: verde e vermelho.

Uma boa combinação de cores deverá levar em conta que tipo de contraste queremos obter. Para isso é importante notar que:

As combinações monocromáticas apresentam baixo contraste:


As combinações análogas apresentam médio contraste:


As combinações complementares apresentam alto contraste (tem uma maquiagem feita por mim com essas cores, click no marcador de maquiagens e dê uma olhada, fica realmente muito bonito):


Segundo Passo: Dicas para fazer combinações

Além do nível de contraste, há algumas dicas importantes que podem ajudar na hora da escolha das cores na maquiagem.

• Levar em consideração se a pigmentação da pele é mais quente ou fria e que tipo de contraste as cores escolhidas terão sobre a pele.

• É importante perceber que em alguns casos, mesmo cores que se combinam podem não oferecer um resultado tão harmônico dependo do tom e matizes escolhidos. Isso acontece com mais freqüência na combinação de cores análogas. Por exemplo: azul escuro + violeta poderão se fundir e criar um efeito escuro demais e pouco criativo.

Ou ainda azul + azul esverdeado poderão criar um efeito desbotado e sem vida.

• O contraste poderá ser feito levando em consideração toda a maquiagem final, por exemplo: Combinar verde nos olhos com um blush ou batom mais coral ou avermelhado.

Como combinar cores neutras:

Em maquiagem é muito comum combinarmos cores neutras, normalmente monocromáticos para compor um look mais discreto e leve. As variações do marrom são as mais usadas nestes casos. Mesmo usando uma mesma cor para compor uma maquiagem completa, é importante lembrar das combinações feitas entre cores quentes e frias e do contraste que elas terão. Por exemplo: É possível gerar um pequeno contraste, porém bastante harmônico combinando tons de marrom mais acinzentados com tons de marrom mais quentes. Numa maquiagem para os olhos, é importante sempre verificar se a cor dos olhos é mais fria ou mais quente e com isso escolher o tom ideal da cor escolhida. Essa dica também vale para combinar e escolher tons de blush e batom.

Exemplos de combinações que dão certo:

[empolgantes.jpg]

[calmantes.jpg]

Nenhum comentário:

Postar um comentário