Páginas

domingo, 27 de março de 2011

Qual o tamanho máximo de salto alto que conseguimos usar?

Amamos um salto alto, mas sabemos que usá-los todo dia requer prática, habilidade e também não é exatamente a melhor coisa para nosso corpo. Mulheres que usam muito o salto alto, por exemplo, tem queixa frequentes de dor na batata da perna quando estão sem salto.
Mas será que existe uma altura “saudável”, digamos assim, para o salto de um sapato? Foi o que um professor de física, Paul Stevenson, tentou descobrir, realizando alguns testes não muito convencionais – como o consumo de bebida alcoólica, por exemplo. Ele constatou que uma mulher sóbria consegue se manter bem equilibrada com um salto máximo de 12,7 centímetros. Claro que o teste foi um mero experimento, mas a gente bem sabe que quanto mais alto o salto, mais difícil de caminhar.
Além disso, quando usamos salto, perdemos cerca de 70% da sustentação da planta dos pés. Quando perdemos essa sustentação, precisamos de mais força para nos manter literalmente na ponta dos dedos – e para conseguir essa força, causamos um impacto maior nos músculos, tendões e afins. Por isso depois de um tempo é normal começar a sentir dores, principalmente se você não está muito acostumada aos saltos. Ao escolher um sapato antes de sair de casa, é sempre bom pensar quanto tempo você vai precisar ficar em pé com ele, se vai encarar longas caminhadas e escolher uma altura apropriada à sua rotina… conforto e saúde antes de tudo.

fonte: Hype Science

Nenhum comentário:

Postar um comentário