Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Carnaval é época de cuidados redobrados com a saúde da pele

Suor, umidade, calor e muitos beijos... Na multidão das festas de Carnaval, os vírus, fungos e bactérias também se divertem. Mantenha a pele em ordem mesmo exposto ao sol na praia e nos blocos de rua


Para quem gosta de brincar o Carnaval no meio da multidão, é importante seguir algumas orientações para evitar contaminação por vírus, fungos e bactérias. Atitudes comuns e aparentemente inofensivas podem facilitar a ação de doenças.



No meio da folia, há quem vista roupa normal, fantasia, roupa de banho. Alguns tipos de tecidos, aliados ao calor e à umidade, são espaços perfeitos para os fungos. Com o aumento da umidade, os fungos colonizam e surgem manchas vermelhas que coçam muito.

A recomendação é que evite ficar com a roupa molhada durante muito tempo e evite, também, pegar roupas emprestadas ou emprestar. Você pode ter um quadro de dermatite alérgica ou a pele se sensibilizar quando entrar em contato com o tecido sintético.



Os fungos são superficiais, mas eles podem, sim, causar infecções. Pode existir a transmissão de uma pessoa para outra. Até mesmo pelos sapatos e tênis. Às vezes, eles ficam úmidos e isso aumenta a proliferação dos fungos. A recomendação é nunca repetir o mesmo tênis dois dias seguidos.

Outro meio propício para os vírus é a saliva. Por isso, alerta o médico, cuidado com o tal do “beija-beija” no Carnaval. A mononucleose é uma doença transmitida por vírus e adquirida através do beijo. Quem estiver doente com alguma lesão virótica, como a herpes simples – aquelas bolhinhas nos lábios e na mucosa da boca – de preferência que nem estejam no meio da folia para não transmitir para outras pessoas.






Outra orientação é em relação à maquiagem, é muito comum surgirem dermatites alérgicas quando a maquiagem não é usada de forma adequada. Tem que procurar, principalmente nas crianças, usar uma maquiagem apropriada e não se esquecer de remover tudo e hidratar a pele quando chegar em casa.

Para quem percebeu sintomas desse tipo de doença, a indicação é procurar um especialista que cuida da pele. Existem tratamentos locais e, se necessário, é possível fazer um tratamento com remédios sistêmicos.



Mais dicas
O dermatologista dá outras sugestões para ajudar a manter a pele saudável no verão.

- Os protetores em gel mostraram-se mais eficazes em estudo controlado, realizado aqui no Brasil. A seguir vêm as loções (os sprays estão nesta categoria) e, por último, os cremes;

- A combinação de sol e frutas cítricas – como limão e laranja – pode ter resultados desagradáveis, que vão de manchas na pele a queimaduras de segundo grau;

- Fique atento a alterações na pele. Detectar uma lesão maligna a tempo pode evitar problemas maiores;

- Beba dois litros de água por dia e evite praticar exercícios intensos nos dias quentes.

Um comentário:

  1. ADORO QUANDO TEM VÁRIOS POST POR DIA... ASSIM DÁ PRA FICAR ANTENADA...

    ResponderExcluir